top of page

BERA / PEATE

   O potencial evocado do tronco encefálico (PEATE ou BERA) é o exame que avalia a atividade eletrofisiológica do sistema auditivo mapeando as sinapses (transmissão dos impulsos elétricos dos nervos da audição) das vias auditivas centrais [desde a porção distal do nervo coclear, núcleos cocleares, complexo olivar superior (ponte) até o colículo inferior (mesencéfalo)].

   Pode ser realizado por um otorrinolaringologista ou fonoaudióloga.

 

Recomendação da  Associação de Otorrino (ABORL-CCF): Utilizar como parte da investigação de pacientes com qualquer dos seguintes sintomas: perda auditiva sensorioneural unilateral, perda auditiva sensorioneural bilateral assimétrica, zumbido e zumbido associado a queixas vestibulares.

Indicações:

• Diagnóstico topográfico(localização) de lesões auditivas;

• Pesquisa objetiva dos limiares auditivos de pacientes que por alguma razão não podem ou não conseguem fazer uma audiometria tonal liminar (crianças);

• Checagem dos limiares psicoacústicos em otologia ocupacional e surdez psicogênica;

• Diagnóstico diferencial de doenças otológicas;

• Monitoramento do coma e avaliação de morte encefálica.

Como avalia: São posicionados eletrodos na pela da fronte da linha do cabelo e atrás das orelhas(mastóide)  e fones de ouvido que emitirão estímulos. O paciente deve permanecer deitado e o mais relaxado possível. O exame dura em média alguns minutos e o paciente é liberado logo após.

   Para agendamento entre em contato com a nossa equipe!

Referência: III Fórum Brasileiro de Otoneurologia: Exames otoneurológicos parte II: evidências científicas dos exames complementares e definições das síndromes vestibulares

©2023 por Vanessa Ota Nogueira e Antonio Sérgio Nogueira

bottom of page