
Dra. VANESSA OTA NOGUEIRA
CRM-SP: 191.422 RQE: 93.789
VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA
A eletronistagmografia (ENG) / vectoeletronistagmografia (VENG / videonistagmografia (VNG) ou exame otoneurológico consiste na avaliação das vias vestibulares pelo registro eletrofisiológico do potencial córneo-retinal, a partir da estimulação visual e labiríntica.
Indicações:
-
Tontura ou desequilíbrio.
-
Quedas repentinas e sem causa aparente.
-
Zumbido ou perda auditiva sensorioneural.
-
Síndrome de tronco encefálico e cerebelo.
-
Dores de cabeça.
Como avalia: por eletrodos que são colocados próximos aos olhos, responsáveis por traduzir o que ocorre no labirinto. O médico realiza estímulos visuais e de temperatura durante os testes. É fundamental que o paciente não se movimente e nem contraia o rosto. O exame é indolor e cada teste dura cerca de 20 a 60 segundos, com duração total de 7 a 45 minutos. Em alguns casos, podem ocorrer tonturas, desconfortos e náuseas.
Prova Calórica: incluída no conjunto de avaliações da VENG, é o teste que analisa isoladamente cada labirinto. Consiste na estimulação quente ou fria do conduto auditivo externo (água ou ar), causando estímulo do canal semicircular lateral, gerando movimentação do líquido contido no labirinto ( correntes de convecção na endolinfa que promovem desvio da cúpula deste canal estimulado).
Para agendamento entre em contato com a nossa equipe!
Referência: III Fórum Brasileiro de Otoneurologia: Exames otoneurológicos parte II: evidências científicas dos exames complementares e definições das síndromes vestibulares